Cursista:Laís Helena Miranda dos santos
MEMORIAL
Trabalho apresentada no final do curso de introdução á
educação digital, sob a orientação do Professor Tutor:
Leonilson Tavares de Melo.
MAUÉS 10 \12 \11
OBJETIVO
Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada em sociedade.
Unidade 1: Tecnologias na sociedade e na escola
Nesta primeira unidade fiz uma reflexão, ao mesmo tempo em que foi lendo e pesquisando foi tomando contato com algumas destas novas ferramentas, compreendendo como interagir com elas, com suas interfaces, suas possibilidades, conceituando-as e me apropriando da linguagem da área. Fiz leituras, assistir vídeos, navegarei em páginas da Internet, publiquei minhas idéias num fórum virtual. Vimos também alguns casos de uso da tecnologia digital na escola.
Esta atividade se constitui inicialmente da leitura do texto que e da elaboração
de um pequeno texto com a análise do cenário de inserção dos computadores
no cotidiano pedagógico de uma escola. Ela é composta de três momentos:
Momento 1: Leitura do texto;
Momento 2: Elaborando o seu texto;
Momento 3: Discussão presencial com seus colegas e formadores.
Iniciar a discussão e aprofundar as reflexões sobre as relações entre escola, tecnologia e sociedade. No conhecimento e contato com vídeo, fóruns, paginas web.
Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
Nesta Unidade 2, vamos navegar pela rede mundial de computadores!
A rede mundial de computadores é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, mais conhecida como Internet, que oferece inúmeros serviços. Um desses serviços, o mais conhecido, conecta bilhões de páginas publicadas sobre os mais variados temas. Essas páginas são organizadas em websites. Essa grande teia mundial é conhecida como a Web (termo abreviado da expressão World Wide Web, cuja sigla é conhecida www e cuja tradução é exatamente “Teia de Alcance Mundial”).
Na verdade, a Internet é mais do que isso, ela inclui também a troca de mensagens eletrônicas, as salas de bate-papo, as conferências virtuais com transmissão de vídeos, a busca de programas, músicas e filmes, a utilização de recursos computacionais a distância, fazer compras e outras muitas coisas mais.
Unidade 3: Blogs: O quê? Por quê? Como
Desta vez nesta Unidade que trata de blogs! Os desafios têm sido muito grandes em nossa caminhada, mas, certamente, as conquistas e a certeza de que se esta avançando são maiores. Dessa forma, os blogs e Fotologs (diários de fotos
na web) permitem a qualquer pessoa que se prontifique a mergulhar nos recursos oferecidos pela Internet. Outra característica fundamental dos blogs é a interatividade definida pela comunicação que se dá entre o autor e seus leitores, levando muitas vezes a um processo cooperativo para melhorar o conteúdo do blog. O uso de enunciados interrogativos também explicita um convite aberto à participação do leitor na discussão dos temas nos blogs. As idéias são divulgadas para que sejam lidas e discutidas com outras pessoas (visitantes do blog).
Unidade 4: Elaboração e Edição de Te
Agora, vamos abordar um tema muito importante neste processo de inclusão digital que estamos vivenciando: elaboração e edição de textos.
Prosseguindo com o projeto de aprendizagem – continuidade das pesquisas e elaboração dos relatórios. Essa unidade e importância, porque vamos falar sobre o valor dos textos escritos e dos editores de textos na escola e para os profissionais que trabalham com a educação. A comunicação digital é, num primeiro momento, baseada na escrita. Mesmo que em algum tempo sejamos todos bastante hábeis em produzir vídeos, áudios, imagens etc., a escrita não deixará de ser importante. Provavelmente, ela assuma outros papéis relevantes dentro da comunicação digital. Essa Unidade foi importante, pois falamos sobre o valor dos textos escritos e dos editores de textos na escola e para os profissionais que trabalham com a educação. Foi um momento importante de reflexão e de experimentação e de alimentação do blog do projeto. .
Unidade 5: Cooperação (ou interação?)
Nesta Unidade 5 foi abordado a “Cooperação (ou interação) em rede”. A Internet já não é mais um oceano desconhecido para mim. Naveguei por vários dos seus mares e parou em vários portos. Aprendi a ler as estrelas e usar a bússola e o GPS com facilidade. Já até construir o meu próprio ancoradouro onde outros navegadores já aportaram.
Com essas metáforas quis enfatizar minhas conquistas e dizer que ter construído o meu blog e colocar na condição de interagir e cooperar na Internet, abriu novas e importantes possibilidades pedagógicas. Considerando a palavra cooperação mais adequada do que a palavra interação, porque esta última apenas designa a ação conjunta entre duas ou mais pessoas, com a troca de alguns valores (materiais, emocionais, intelectuais ou éticos). Já a palavra cooperação designa muito mais, refere-se a um tipo específico de interação na qual se busca que os valores trocados estejam em equilíbrio.
Unidade 6: Cooperação pressupõe diálogo!
Nessa unidade que fala sobre Cooperação pressupõe dialogo e comunicar é compartilhar conhecimento, opiniões, sentimentos e, convencer os outros a pensarem como a gente e refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na pratica pedagógica, e compreender a estruturação e as especificidades do dialogo suportado por algumas das principais ferramentas de comunicação digital e também habilitar-se a utilizar as principais funcionalidades dos serviços de chat, fórum. Comunicar via e-mail a criação do blog do projeto para colegas da sua escola. Enviar os documentos já produzidos em anexo aos e-mails.
Unidade7: Apresentações de slides digitais
Nesta unidade Aproveitamos as características de expressão da linguagem visual e
Áudio visual e estar atentos às questões de forma e de conteúdo ao elaborar slides. Também, refletir sobre qual o papel desse tipo de ferramenta na aprendizagem, para além do suporte a apresentações de aulas e palestras.
Este é um momento para enriquecer nosso repertório de exemplos sobre apresentações. Navegar na Internet e acessar o site do Slideshare, para busca e assistir apresentações sobre temas de interesse geral do seu grupo e do seu Projeto Integrado de Aprendizagem. Pedindo sempre ajuda. Lembrar de que esse público não irá assistir à apresentação do grupo, e assim, contará apenas com as informações contidas nos slides.
Unidade 8: Resolução de problemas com a planilha eletrônica
Nesta unidade falamos de Planilha é o mesmo que tabela. Por isso, a área de edição de qualquer editor de planilha eletrônica é um quadriculado que é formado de colunas, linhas e células.
Para entendermos bem uma planilha, devemos distinguir três objetos essenciais:
1. LINHA: Linha é toda faixa horizontal da tabela; linhas são mais numerosas que colunas; linhas são numeradas.
2. COLUNA: Coluna é toda faixa vertical da tabela; colunas são menos numerosas que linhas; colunas são identificadas por letras.
3. CÉLULA: É o encontro entre uma coluna e uma linha; toda célula é endereçável; o endereço da célula é sempre constituído primeiro da letra da coluna e o número da linha.
Tanto o Microsoft Excel (anterior ao 2007 ) quanto o OpenOffice Calc têm o mesmo número de linhas(65536 linhas) e ambos também têm o mesmo número de colunas (256 colunas, a última coluna é a IV). O que resulta em exatas 16.777.216 células, que vão desde A1 a IV65536.
Então, seguindo todos esses conceitos, um exemplo de planilha segue abaixo. Como já dito, colunas são identificadas por letras e linhas são numeradas.
| A | B | C | D |
1 | | | | |
2 | | | | |
3 | | | | |
4 | | | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário